A Google anunciou nesta quarta-feira (15) uma nova versão da plataforma de inteligência artificial (IA) generativa de vídeos da empresa. Trata-se do Veo 3.1, um modelo de linguagem avançado e que já está disponível para os usuários.
A ferramenta ganhou novos recursos que ampliam a possibilidade de customizar um comando em texto para geração de clipes. Além disso, foram adicionadas mais funções que permitem a você transformar imagens estáticas ou vídeos de curta duração em conteúdos maiores com elementos artificiais.
Assim como o Veo 3, que foi recebido com bastante entusiasmo e receio por usuários, o novo modelo é capaz de criar vídeos de até 8 segundos de duração em alta qualidade, com altas doses de realismo. O lançamento é considerado uma resposta contra o Sora 2, a mais recente versão da plataforma geradora de clipes da rival OpenAI.
Para o modelo Veo 3.1, a Google promete as seguintes melhorias em comparação com a versão anterior:
maior aderência aos prompts, ou seja, mais chances do seu comando em texto ser seguido com precisão pela IA;
qualidade superior de imagem ao transformar fotos estáticas em vídeos;
possibilidade de usar várias imagens de referência (que a Google chama de “ingredientes”) para controlar aparência de personagens, objetos e estilo em um vídeo;
criação de vídeos mais longos (de até um minuto de duração) que se conectam com ou continuam a ação de um clipe original;
controle sobre qual será o primeiro e o último quadro (frame) de um vídeo e deixar o Veo criar a transição;
capacidade de adicionar novos elementos a qualquer cena ou remover objetos e personagens indesejados do plano;
geração nativa de áudio sintético e adição de som em todas as funções.
Segundo a Google, para garantir ao mesmo tempo um “controle como nunca antes visto” e fidelidade visual, a própria IA faz alterações técnicas no vídeo antes de entregá-lo ao usuário — inclusive para manter uma consistência em cor e iluminação de um mesmo clipe e seguir as leis da Física, por exemplo.
Disponibilidade
O Veo 3.1 já está integrado dentro da API do Gemini, que é a plataforma de IA da própria Google. Além disso, o editor de vídeos Flow também já foi atualizado com o modelo mais recente.
É possível testar o modelo Veo 3.1 Fast, que é um pouco mais ágil na entrega de resultados e limitada em performance com um plano Google AI Pro. Além disso, usuários assinantes do Google AI Ultra têm acesso completo ao Veo 3.1 convencional.


















You must be logged in to post a comment Login