Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PUBLICIDADE

Empresários tentam fortalecer trocas com Sudeste Asiático em meio a tarifas

Navio Razoni no porto de Odessa, no sul da Ucrânia Reprodução/Facebook Oleksandr Kubrakov

Empresários também fazem parte da comitiva brasileira que viaja à Indonésia e à Malásia nos próximos dias. Um dos objetivos da missão é fortalecer as trocas comerciais no Sudeste Asiático, frente às tarifas impostas mundo afora pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

A delegação brasileira é composta por 94 empresas de diferentes setores da indústria e do agronegócio. A missão empresarial é coordenada pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), que compõe a missão, divulgou estudo que indica os setores com potencial para intensificação de trocas. As principais oportunidades estão na Indonésia, especialmente em segmentos como agroindústria, têxtil e defesa.

 

A Indonésia ocupa o 19º lugar entre os destinos das exportações brasileiras. O Brasil exporta principalmente farelo de soja, óleos brutos de petróleo, açúcares e melaço, enquanto importa gorduras e óleos vegetais, calçados e peças automotivas.

 

Há também investimentos recíprocos em setores como mineração, sucroalcooleiro, papel e celulose, tabaco e têxteis.

 

Já a Malásia ocupa o 23º lugar entre os principais destinos das exportações do Brasil.

 

Para a CNI, diante das recentes turbulências nas relações comerciais no mercado global, especialmente com as taxações dos Estados Unidos, passa a ser estratégico para o Brasil analisar as oportunidades de negócios e a agenda prioritária com outros países.

COMENTE ABAIXO:

You must be logged in to post a comment Login

PUBLICIDADE