Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PUBLICIDADE

Bocalom anuncia transferência de acervo arqueológico da FGB para a UFAC: “preservação da memória acreana”

A Prefeitura de Rio Branco oficializou, na manhã desta sexta-feira (10), a transferência do Acervo Arqueológico da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) para a Universidade Federal do Acre (UFAC). O material, que estava armazenado no Parque Capitão Ciríaco, passa agora a integrar o espaço universitário, onde será preservado e estudado por pesquisadores, além de ficar mais acessível à visitação pública.

 

O acervo reúne peças de cerâmica com até 2.000 anos de história, consideradas de grande relevância para o entendimento da ocupação humana na região amazônica. A mudança, segundo a prefeitura, tem como objetivo garantir melhores condições de conservação e ampliar as possibilidades de pesquisa científica e de divulgação cultural.

 

O prefeito Tião Bocalom (PL) destacou a importância simbólica e histórica do ato. “Mais do que uma transferência, este ato representa o fortalecimento da nossa identidade, da preservação da memória acreana e do incentivo à ciência e à cultura. O passado e o futuro se encontram quando valorizamos nossas raízes”, afirmou o gestor em publicação nas redes sociais.

 

Com a parceria firmada entre a Prefeitura de Rio Branco e a UFAC, a expectativa é que, com o novo espaço, o acervo arqueológico possa ser melhor estudado, exposto e utilizado como instrumento educativo para estudantes e visitantes interessados na história do Acre.

COMENTE ABAIXO:

You must be logged in to post a comment Login

PUBLICIDADE