A ex-senadora do Acre e atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) será ouvida na próxima quarta-feira (05) na Câmara dos Deputados, mais precisamente na Comissão de Minas e Energia sobre exploração de petróleo no rio Amazonas. Além da acreana, a Comissão ouvirá ainda o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.
A ida de Marina à Câmara atende a inúmeros pedidos dos deputados, principalmente do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) , que já foi ministro do Meio Ambiente, na gestão Jair Bolsonaro.
“O debate se faz necessário para a definição de normas específicas para cada modalidade de geração de energia, que permitam aos órgãos ambientais atuarem com mais eficácia e agilidade a fim de procederem aos licenciamentos ambientais. É necessária e urgente uma mudança de paradigma do setor elétrico, bem como na legislação e na precificação destas novas energias”, justificou Salles em requerimento protocolado no dia 09 de maio de 2023.
Recentemente, a Petrobras pediu autorização ao Ibama para fazer testes de exploração de petróleo e gás em uma área a 500 km da foz do rio Amazonas. O pedido foi negado; porém, novo pedido foi feito e o Ibama anunciou que vai analisar a demanda.
Dias depois, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a exploração petrolífera nessa área, também conhecida como Margem Equatorial, é essencial para manter a produção brasileira, que tem tendência de queda a partir de 2029.


















You must be logged in to post a comment Login