Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PUBLICIDADE

Flávio parabeniza De la Espriella após resultado preliminar na Colômbia

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella • Foto: Arte CNN

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) parabenizou o candidato da direita a presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella, que conquistou a maioria dos votos de acordo com apuração preliminar realizada o último domingo (21).

 

“Parabéns ao Abelardo el Tigre, novo presidente de Colômbia. As agendas de direita seguem triunfando em toda América, porque lutamos contra as organizações narcoterroristas, contra a corrupção, contra o aumento de impostos e lutamos para que nossas nações sejam livres e prósperas”, afirmou o senador em declaração, traduzida do espanhol pela reportagem, em suas redes sociais.

 

“Sua vitória é a vitória do bem sobre o mal, que Deus te dê sabedoria, saúde e força para governar bem a Colômbia e fazer o bem ao povo colombiano, que Deus o abençoe sempre com coragem”, acrescentou.

 

O líder da direita, que venceu Iván Cepeda por quase um ponto percentual na contagem preliminar do Cartório Eleitoral, jurou defender a Constituição “com extrema coerência”. “Serei o presidente de todos os colombianos”, afirmou ele.

 

De la Espriella já havia conseguido maioria dos votos no primeiro turno, e pesquisas de opinião indicavam que ele também deveria vencer o novo pleito. O candidato recebeu apoio de outros integrantes da direita latino-americana, como Javier Milei, da Argentina, e José Kast, do Chile. Também ganhou apoio de Donald Trump, dos Estados Unidos.

 

Confira as reações

 

Marco Rubio

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, parabenizou Abelardo de la Espriella por sua vitória na apuração preliminar do segundo turno e o reconheceu como vencedor das eleições.

 

“Acabei de falar com o presidente eleito da Colômbia”, escreveu Rubio no X. “A Administração Trump espera trabalhar em estreita colaboração com seu próximo governo para avançar na cooperação em matéria de segurança regional, pôr fim à imigração ilegal para os Estados Unidos e fortalecer nossos laços econômicos”, acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana. “Os melhores dias da Colômbia ainda estão por vir”, concluiu.

 

Javier Milei

 

No X, Javier Milei citou: “O leão e o tigre rugem na América Latina!”. Na sequência, o presidente da Argentina publicou: “Parabenizo imensamente Abelardo de la Espriella por sua vitória histórica na Colômbia. Hoje a maioria dos colombianos escolheu o caminho da liberdade econômica, da prosperidade, da segurança implacável e de dizer basta ao crime organizado transnacional e ao narcotráfico”.

 

“A liberdade avança em toda a América Latina e já não há volta atrás”, acrescentou.

 

Santiago Peña

 

Santiago Peña, presidente do Paraguai, também utilizou as redes sociais para celebrar a vitória do candidato. “Minhas felicitações a Abelardo de la Espriella por esta importante vitória. O respaldo cidadão reflete a confiança de milhões de colombianos em uma visão de futuro baseada na liberdade, nas oportunidades e no fortalecimento das instituições”, citou no X.

 

José Antonio Kast Rist

 

O presidente do Chile, José Antonio Kast Rist, também se manifestou após a notícia. “Parabéns a Abelardo De la Espriella, presidente eleito da Colômbia, por sua grande vitória eleitoral. Começa uma nova etapa de liberdade para a Colômbia, que lhes permitirá recuperar a segurança e a prosperidade. Firme pela Pátria.”

 

Daniel Noboa Azin

 

O presidente do Equador, Daniel Noboa Azin, também parabenizou o candidato da Colômbia. “Hoje a Colômbia escolheu a ordem sobre a impunidade. Parabéns a Abelardo de la Espriella por esta vitória”, escreveu. No X, ele ainda complementou: “Compartilhamos a convicção de que nossa região merece segurança, progresso e governos que enfrentem o crime sem desculpas”.

COMENTE ABAIXO:

You must be logged in to post a comment Login

PUBLICIDADE