A Apple revelou oficialmente o novo sistema operacional para iPhones nesta segunda-feira (09), agora com um novo nome: iOS 26. O novo sistema operacional se chamaria iOs 19 (já que o último lançado no ano passado foi o iOS 18), então o salto na numeração marca uma virada histórica no ecossistema da Maçã, refletindo as profundas mudanças visuais trazidas pela atualização.
E o iOS 26 é exatamente o que os vazamentos indicavam: a maior reformulação visual desde o iOS 7. A nova versão traz uma interface renovada, baseada em materiais translúcidos, ícones mais realistas e táteis, além de uma maior consistência com os outros sistemas da Apple.
A nova cara do iPhone
O foco principal da atualização é a coesão visual — e as influências do visionOS são evidentes. O projeto interno conhecido como “Solarium” dá ao sistema uma aparência mais leve, elegante e moderna, adaptada às telas dos celulares. Os pilares dessa transformação são a fisicalidade e a translucidez, abandonando boa parte do visual opaco que predominava até então.
O material central é o “Liquid Glass” (“Vidro Líquido”, em tradução livre). Esse novo elemento “reflete e refrata” os arredores, mostrando uma interface mais viva, e está disposto em toda a interface — dos ícones, às janelas e submenus.
Mudanças em todo o sistema
Toda a interface do iOS foi adaptada ao novo estilo. Um dos destaques é o app Câmera, que agora adota um visual mais limpo, direto e funcional. As ferramentas avançadas continuam presentes, mas reorganizadas de forma a facilitar registros rápidos e espontâneos.
A nova interface destaca dois botões principais — Foto e Vídeo —, com acesso simplificado e claro.
Um dos destaques tá na tela de bloqueio: o relógio agora muda de tamanho de acordo com o espaço disponível na tela. Quanto mais notificações, menor ele fica.
Os ícones não ficaram redondos como o esperado, mas não foram deixados de lado. Ainda disponível no tema padrão, escuro ou coloridos, agora toda a biblioteca de apps podem ser exibidos em atalhos translúcidos, abraçando de vez a abordagem do Liquid Glass.
Neste novo tema, toda a interface fica transparente, incluindo widgets.
O novo visual aposta em tridimensionalidade. Os ícones, botões e elementos da tela apresentam uma leve sombra uns sobre os outros, ressaltando a diferença entre camadas.
Melhor experiência para games
A Apple vem investindo há anos no segmento de games para iPhone. Um grande marco foi a chegada de jogos AAA ao iPhone 15, iniciando uma nova fase do mobile gaming no ecossistema da Maçã.
Com o iOS 26, a Apple dá mais um passo com a chegada de um novo aplicativo dedicado a jogos , o Apple Games. Ele funcionará como um hub pessoal para sua biblioteca, preferências e ferramentas sociais, de forma semelhante ao Gaming Hub da Samsung.
Siri com IA generativa — agora vai?
Prometida no iOS 18, a nova Siri com inteligência artificial generativa foi adiada devido a entraves no desenvolvimento. Agora, com o iOS 26, a assistente repaginada deve finalmente começar a ser integrada ao sistema — embora seu lançamento completo esteja previsto apenas para 2026.
Com o recurso, o usuário pode perguntar sobre o conteúdo exibido na tela — muito parecido com o “Circular para Pesquisar”, do Google. A diferença, porém, é que podem usar qualquer buscador para complementar a pesquisa, incluindo Google, Etsy ou ChatGPT.
You must be logged in to post a comment Login