Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PUBLICIDADE

Sem autorização do governo local, Trump envia Guarda Nacional para reprimir protestos em Los Angeles

Envio de tropas da Guarda Nacional foi comunicado na noite de sábado (7) pela Casa Branca - Foto: Ringo Chiu/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou o envio de dois mil soldados da Guarda Nacional a Los Angeles para reprimir os protestos contra a política de deportação do governo estadunidense. A decisão pelo envio foi comunicada nesse sábado (7), sem autorização do governo da Califórnia, dois dias após o início das manifestações.

 

“Se o governador Newsom e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, não fizerem seu trabalho, o governo federal intervirá e resolverá o problema, motins e saqueadores, da maneira como deve ser resolvido!!!”, escreveu o presidente norte-americano em uma rede social pouco antes de fazer o anúncio.

 

Em um comunicado à imprensa, a Casa Branca afirmou que os agentes de imigração “realizavam operações básicas de deportação em Los Angeles”, “essenciais para interromper e reverter a invasão de criminosos ilegais nos EUA”, escreveu, acrescentando que “o presidente dos EUA tem autoridade para mobilizar a Guarda Nacional para determinados propósitos, incluindo ‘reprimir a rebelião’”.

 

Já o governador da Califórnia, Gavin Newsom, do partido democrata, acusou o governo nacional de “inflamar as manifestações” e disse que o envio de tropas federais à cidade pode “escalar as tensões” com os manifestantes. Newson é um duro crítico da política migratória do governo Trump e chegou a divulgar um comunicado, no primeiro dia de manifestações, em que qualifica as operações do serviço migratório como “caóticas e arbitrárias”.

 

“O caos de Donald Trump está minando a confiança, separando famílias e minando os trabalhadores e as indústrias que impulsionam a economia americana”, escreveu o governador.

 

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos. As manifestações por lá começaram após uma série de operações de busca e prisões realizadas pelos antes de migração em vários pontos da cidade que, segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), resultaram na prisão de 118 imigrantes.

COMENTE ABAIXO:

You must be logged in to post a comment Login

PUBLICIDADE