O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana (PT), tem ganhado cada vez mais relevância no terceiro governo Lula (PT). De um órgão praticamente sem importância política no governo Bolsonaro (PL), a uma agência com status de quase ministério. Esse é o legado do ex-governador do Acre neste quase um ano à frente da Apex.
Figurinha carimbada em toda caravana presidencial mundo à fora, JV se tornou uma espécie de “vendedor do Brasil”. A cada viagem, o precursor da florestania vem colecionando novos negócios e investimentos para o país.
Nesta terça-feira (28), Viana já está em mais uma viagem ao lado de Lula, dessa vez na Arábia Saudita. JV, claro, divulgou sua nova missão, sorridente ao lado do presidente Lula, que não tem poupado afagos públicos ao ex-senador e aliado de primeira hora do chefe do Executivo nacional.
E nem só de afagos presidenciais o ego de JV vem sendo inflado, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), também tem demonstrado satisfação com a gestão de Jorge Viana na Apex, é que a agência fica sob a batuta do Ministério do Desenvolvimento e da Indústria, liderado por Alckmin.
“Hoje o nosso trabalho é aqui em Riyadh, capital da Arábia Saudita, nosso presidente Lula chegou agora para essa visita de dois dias. No final do dia teremos um reunião de trabalho, liderada pelo presidente Lula com o Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, MBS.
Amanhã teremos o encontro empresarial organizando pela Apex, embaixada brasileira e o Ministério de Investimento Saudita-MISA”, falou JV sobre sua agenda na Arábia Saudita.
É inegável também que, apesar do foco no mercado externo e internacional, JV tem construindo um sólido relacionamento com o empresariado e a classe política local, com suas visitas a governadores, e eventos promovidos pela Apex e voltados ao empresariado. O Acre, inclusive, tem recebido um olhar atencioso do ex-governador, que esteve por aqui há poucos dias, em um grande evento promovido pela sua agência.
O otimismo de JV é tanto nessas viagens internacionais que só nesta de agora, no país do Oriente Médio, ele espera trazer investimentos de mais de R$ 10 bilhões para o país.
“Estamos trabalhando para nosso país fazer sucesso aqui no mundo árabe. Acredito que essa missão presidencial trará extraordinárias notícias para nosso país, nossa expectativa é que o Fundo Soberano da Arábia Saudita (PIF), possa fazer investimentos de mais de 10 bilhões de dólares no Brasil”, disse JV.
PINGA-FOGO
O sucesso de JV na direção da Apex é inegável. Mas será que ele consegue converter isso em voto em 2026?
You must be logged in to post a comment Login