O vereador Eber Machado anunciou nesta terça-feira (21) o início de uma greve de fome em protesto contra a transferência do Centro POP de Rio Branco, realizada durante a madrugada pela Prefeitura da capital. Segundo o parlamentar, a mudança foi feita sem diálogo com a população e desrespeitando recomendações de instituições públicas.
“Foi um ato de covardia do prefeito. Ele não ouviu a população, nem os próprios moradores em situação de rua queriam essa mudança. Nós tivemos uma reunião com a Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça e até a Associação dos Moradores de Rua — todos foram contrários à remoção”, afirmou Eber.
O Centro POP é um equipamento público voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua. De acordo com o vereador, a nova localização escolhida pela prefeitura é inadequada e foi decidida sem consultar o Conselho Municipal de Segurança, que deveria ter sido envolvido por se tratar também de uma questão de segurança pública.
“Essa gestão tem agido como uma ditadura, impondo decisões sem ouvir os órgãos competentes e, principalmente, sem respeitar a população. Isso é um desrespeito enorme”, criticou o parlamentar.
Eber Machado informou que seguirá apenas à base de água durante o protesto, em defesa do que considera ser o direito da população mais vulnerável. “Não faço isso por mim, faço pelos nossos netos, pelas próximas gerações. Queremos uma Rio Branco melhor, com políticas públicas que realmente cheguem aos menos favorecidos.”
O vereador saiu da Câmara de Rio Branco rumo ao novo local do Centro POP, onde pretende manter sua manifestação até que o caso seja revisto pela gestão municipal.
You must be logged in to post a comment Login