Durante a sessão desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) informou que irá protocolar a criação de uma frente parlamentar em defesa dos brasileiros que estudam no exterior, com foco nos acadêmicos na Bolívia. Ele citou especificamente a cidade de Cobija, onde três universidades recebem cerca de 5 mil estudantes, sendo aproximadamente 4 mil brasileiros. “Muitos acreanos e pessoas de outros estados do Brasil estão lá, e precisamos dar atenção a essa questão”, afirmou.
O parlamentar mencionou ter sido contactado por estudantes preocupados com a Recomendação 001/2025 do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), que, entre outros pontos, não reconhece convênios com instituições de ensino bolivianas. Hassem ressaltou que respeita a autonomia do conselho, mas defendeu uma solução para os alunos que enfrentam obstáculos na validação de seus diplomas. “Vamos buscar alternativas para garantir que esses estudantes tenham seus direitos assegurados”, declarou.
Hassem ainda agradeceu ao deputado Pablo Bregense (PSD) pela apresentação de um projeto de lei que autoriza o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), a absorver estudantes em fase de internato. O republicano pediu o apoio dos colegas para a frente parlamentar, destacando a necessidade de diálogo com órgãos reguladores e o governo. “Conto com todos para dar uma atenção especial a essa causa”, concluiu.
You must be logged in to post a comment Login