A deputada federal Socorro Neri (PP) se posicionou nesta terça-feira (29) nas redes sociais a favor do Projeto de Lei 1958/2021, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que reserva 30% das vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
A relatoria do PL ficou por conta deputada Carol Dartora (PT-PR) na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais. O PL teve pedido pedido de vistas nesta terça e será votado em breve na mesma comissão.
“Se considerarmos que muito mais da metade da população brasileira é constituída de pessoas pretas e pardas, e que dentre também os que hoje recebem atendimento de forma desigual estão indígenas e quilombolas, propor o percentual de 30% não é propor sequer equiparação a essa população que está excluída”, disse Socorro Neri.
Para a deputada, mesmo que os 30% ainda não seja um número, já representa um avanço em termos de políticas afirmativas. “A medida em que se debate esse tema de forma aprofundada, com um relatório que nos possibilita votarmos de forma tranquila, sabendo que se ainda não é o ideal, e é bom que aqueles que compreendem que o projeto não é, é legítimo. Ainda não é o ideal 30% das vagas, a medida em que essa população ainda estará sub-representada no acesso a essas vagas, mas é um avanço”, concluiu a parlamentar.
You must be logged in to post a comment Login