Semanas após o Brasil anunciar que fará parte como membro associado da Opep+, o grupo de países aliados à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, defendeu o estabelecimento de um teto para a exploração de petróleo em entrevista ao jornal britânico Financial Times, publicada nesta terça-feira (26).
“Uma questão que terá de ser enfrentada é a questão dos limites, um teto para a exploração de petróleo. É um debate que não é fácil, mas que os países produtores de petróleo terão de enfrentar. O Brasil é um produtor de petróleo. Esse é um debate que terá que ser feito, mesmo no contexto de guerras. Estamos comprometidos com a meta de triplicar a energia renovável. Mas tudo isso não pode ser feito se não discutirmos a questão dos limites à exploração”, disse.
A fala de Marina é um ponto de divergência no governo Lula (PT) que tem exposto esforços para equilibrar as credenciais ambientais do Brasil e apoiar a exploração de petróleo por seus benefícios econômicos. Recentemente Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia anunciou que pretende ampliar a produção de petróleo de 3 milhões de barris por dia para 5,4 milhões até o final da década.
You must be logged in to post a comment Login